MARÇO LILÁS, AMARELO E AZUL

01 de março de 2024 às 09h23.

A Campanha Nacional “Março Azul Marinho, Amarelo e Lilás” tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose – doenças que afetam as mulheres.

Março Azul Marinho

Trata-se câncer colorretal que é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país.

No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.

Março Amarelo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.

Março Lilás

Câncer de útero, segundo dados oficiais, é a terceira doença mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e de colorretal.

Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha Março Lilás tem como intuito conscientizar a população sobre a prevenção e no enfretamento do câncer de colo do útero, que ocupa a quarta causa de morte de mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão no período de 2020/2022, o país alcançaria 16.710 novos casos da doença.